RSS

Atraídos pela Janela – Atos 20.7-12- Vida Cristã

30 mar

ATRAÍDOS PELA JANELA

7 “No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite. 8 Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos. 9 Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. 10 Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” 11 Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. 12 Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou”.INTRODUCAO: De uma situação histórica podemos retirar ensinamentos fazendo uma comparação das coisas físicas com as coisas espirituais.

ATOS 20. 7-12

 O comportamento desse rapaz reflete a história de todos os crentes que não se aprofundam em Cristo.

Estão no meio das coisas de Deus, mas não estão muito interessados nas coisas de Deus. Os que agem assim ficam comprometidos com religiosidade (rituais e cerimônias).

 Ele não estava interessado em Paulo e Paulo não era qualquer um.

Paulo pregou em Éfeso por dois anos e todos os judeus e gregos da província da Ásia ouviram a Palavra do Senhor. Um grande avivamento. Livros de magia queimados = R$ 691.600,00.

Ficou na Grécia três meses encorajando os obreiros locais. Ali da cidade de Filipos (porto Neápolis) até trôade eram 16 km e demorou 5 dias. Queria ir para a Festa de Pentecostes em Jerusalém, mas permaneceu em Trôade por sete dias para participar daquele culto.

 A janela representa o desinteresse pela Palavra de Deus.

A pregação de Paulo não estava interessante aos olhos do rapaz, então a janela serviu de escape do “longo discurso” de Paulo… A mensagem bíblica não é interessante para as pessoas cujos corações estão cheios de outras coisas…

 Esse desinteresse ocorre devido ao entregar-se a distração oferecida pelo mundo.

O rapaz procurou o “melhor lugar na igreja”, e para ele era onde mais pudesse se esconder do pregador… O mais longe possível… Lugar quente no deserto, 3º andar, Candeias acesas… Estão na igreja, mas os olhos no mundo. Afinal, quantas coisas poderiam ser vistas pela janela… Como era “gostoso” o ventinho que vinha pela janela…

Quais são as suas janelas?

A JANELA É ATRAENTE, MAS ADORMECEDORA E FATAL À FÉ E A PROFUNDIDADE COM DEUS.

Vejamos no verso 09 os estágios da Janela:

1. Conduz à acomodação na vida cristã. “Um jovem chamado Êutico, estava sentado numa janela…”. Ele estava “sentado e tomando um arzinho”… A Palavra fala de entrega de vida, renuncia de si mesmo e compromisso com o Evangelho… Perceba o contraste da vida do pregador e a do irmãozinho da janela.

2. O próximo passo é a sonolência espiritual. “… adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo…”. Todo acomodado é sonolento e na vida espiritual essa sonolência é manifestada em três formas:

1. Falta de vigilância nas tentações,
2. Preguiça diante dos desafios e;
3. Fraqueza nas tribulações.

3. Depois vem a queda e a morte. “Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram estava morto”. O “arzinho” fresco da janela tem levado muitos cristãos a esfriarem na fé e se desviarem de Cristo. O rapaz não caiu para dentro o que representaria as fraquezas e abatimentos momentâneos que todos os cristãos estão sujeitos. A queda é para o lado de fora… Para o mundo… Caiu para fora o que representa o afastar-se dos princípios de Deus e entregar-se ao pecado…

CONCLUSÃO: Qual a atitude da igreja com aqueles que caem? Cair não é algo comum e inevitável… Caem aqueles que vão para a Janela…

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”. I Coríntios 10.13

 A misericórdia que leva a ressurreição. Vs 10.

“Paulo desceu – baixou ao nível,

inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou – demonstrou afeto Ele está vivo!”.

 A perseverança no cumprimento da missão. Paulo não se desmotivou com o desinteresse de Êutico. VS. 11.

“Então subiu novamente – continuou na igreja

, partiu o pão e comeu – continuou na missão da igreja.

Depois continuou a falar até o amanhecer” -continuou pregando até “de manhã.

About these ads
 
6 Comentários

Publicado por em 30 de março de 2009 em ESBOÇO DE MENSAGENS

 

6 Respostas para “Atraídos pela Janela – Atos 20.7-12- Vida Cristã

  1. jose aparecido da silva

    29 de outubro de 2009 at 0:35

    QUE ESBOÇO MARAVILHOSO!DEPOIS SE POSSIVEL VESITE O MEU BLOG,DEUS ABENÇOE VOCES!

     
  2. celso

    4 de dezembro de 2010 at 16:57

    bençao. Vou pregar hoje e Deus tinha me dado esta palavra atos 20:7 e eu estava pesquisando sobre o capitulo/versiculo na net . DEUS te abençoe muito pr.

     
  3. Gostei muito pois vou pregar na quinta feira. E tirei varias liçoes. Obrigado. Presbitero jose antonio. Londrina, paraná.

    16 de janeiro de 2013 at 1:27

    Gostei muito pois sou pregador da palavra de Deus e nesta madrugada eu tirei varias lições para a minha vida e para pregação.

     
  4. presbitero passos

    26 de abril de 2013 at 15:50

    muito bom otimo irmao amei esta palavra vou me dedicar mais na obra do SENHOR JESUS e vou passar esta palavra para igreja hoje mesmo no culto de ensino igreja evangelica assembleia de DEUS do setor oeste em cristalina GO A PAZ DO SENHOR IRMÃOS

     
  5. Brenno Luiz

    26 de junho de 2013 at 23:30

    Nossa.. muito obrigado me ajudou bastante, abriu muito meus olhos, pois vou pregar sobre isso.

     
  6. marcelo veloso figueiro

    12 de novembro de 2013 at 18:24

    meu DEUS me ajudou muito já estou me preparando para pregar esta mensagem

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.549 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: