RSS

A VISÃO DO SOLDADO – II Reis 6.8-23

22 dez

O exército arameu é ferido de cegueira

INTRODUÇÃO. A Síria estava em guerra contra Israel. Era uma guerra impregnada de cegueira. Só quem não era cego era Eliseu (6.12 “Respondeu um dos conselheiros: “Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto”).

O exército da Síria fica cego e não vê o profeta e o servo do homem de Deus tem a pior cegueira: Só vê o perigo e não vê o livramento. (6.15 “O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos?”).

    Nessa história aprendemos sobre a importância de possuir discernimento com respeito a batalha espiritual.

 

8 Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de reunir-se com os seus conselheiros, disse: “Montarei o meu acampamento em tal lugar”.

 

Parece uma simples informação, mas é assim que muitos cristãos encaram a batalha espiritual. Você diz para eles que o Diabo está em guerra contra eles, então eles dizem: “Puxa! É mesmo? E continuam vivendo normalmente.

 

A guerra é planejada. Os inimigos não ficam dando tiros no escuro. A Bíblia diz que ele cria “ciladas astutas”.

 

 Efésios 6.11 “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo”.

 

9 Mas o homem de Deus mandava uma mensagem ao rei de Israel: “Evite passar por tal lugar, pois os arameus estão descendo para lá”.

 

Não estamos desprovidos de informação. A Bíblia diz que o Diabo não leva vantagem sobre nós porque conhecemos os seus planos. Deus sempre nos avisa antes!

 

 II Coríntios 2.11 “a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções”.

 

10 Assim, o rei de Israel investigava o lugar indicado pelo homem de Deus. Repetidas vezes Eliseu alertou o rei, que tomava as devidas precauções.

 

Vigilância é ser precavido! Conhecedores da batalha, da astúcia do inimigo e dos seus planos é preciso tomar providências voltadas para a nossa intimidade com Deus.

 

 Efésios 6.10 “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder”.

 Efésios 6.18 “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”.

 

11 Isso enfureceu o rei da Síria, que, convocando seus conselheiros, perguntou-lhes: “Vocês não me apontarão qual dos nossos está do lado do rei de Israel?”

12 Respondeu um dos conselheiros: “Nenhum de nós, majestade.p É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto”.

13 Ordenou o rei: “Descubram onde ele está, para que eu mande capturá-lo”. Quando lhe informaram que o profeta estava em Dotã,

14 ele enviou para lá uma grande tropa com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite e cercaram a cidade.

 

Hoje o Diabo tem problemas! Quando ele vai averiguar quem está nos ajudando à informação que recebe é que é Jesus que está nos protegendo, e o inimigo já fez o que podia contra Jesus e se deu mal.

 

15 O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos?”

 

Existem irmãos que só enxergam perigo e ficam com medo. São aquelas pessoas que só vêem dificuldades!

 

 Sofonias 3.15 “O SENHOR anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O SENHOR, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum”.

 

16 O profeta respondeu: “Não tenha medo.s Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”.

17 E Eliseu orou: “SENHOR, abre os olhos dele para que veja”. Então o SENHOR abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.

 

Existem aqueles irmãos que encorajam os medrosos e intercedem por eles. Qual dos dois tipos de “irmãos” você representa?

 

18 Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao SENHOR: “Fere estes homens de cegueira”.v Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido.

 

Esse segundo tipo de crente vence os inimigos na base da oração. Note que age pelo irmão ‘cego’ orando e vence o inimigo ‘astuto’ também pela oração.

 

19 Eliseu lhes disse: “Este não é o caminho nem esta é a cidade que procuram. Sigam-me, e eu os levarei ao homem que vocês estão procurando”. E os guiou até a cidade de Samaria.

20 Assim que entraram na cidade, Eliseu disse: “SENHOR, abre os olhos destes homens para que possam ver”. Então o SENHOR abriu-lhes os olhos, e eles viram que estavam dentro de Samaria.

21 Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: “Devo matá-los, meu pai?w Devo matá-los?”

22 Ele respondeu: “Não! O rei costuma matar prisioneiros que captura com a espada e o arco? Ordena que lhes sirvam comida e bebida e deixe que voltem ao seu senhor”.

23 Então o rei preparou-lhes um grande banquete e, terminando eles de comer e beber, mandou-os de volta para o seu senhor. Assim, as tropas da Síria pararam de invadir o território de Israel.

A grande lição dessa história é vencer o mal com o bem! “Assim as tropas da Síria pararam de invadir o território de Israel”.

Romanos 12.21
“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”.

About these ads
 
Deixe um comentário

Publicado por em 22 de dezembro de 2010 em ESBOÇO DE MENSAGENS

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.296 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: