RSS

AS DOZE HORAS DO DIA- Vida Cristã

15 abr


7Depois disse aos seus discípulos: ‘Vamos voltar para a Judéia’. 8 Estes disseram: ‘Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e assim mesmo vais voltar para lá?’ 9
Jesus respondeu: ‘O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz desse mundo.
10 Quando anda de noite tropeça, pois nele não há luz'”.

João 10.7-10

 

INTRODUÇÃO: Em Jerusalém, Jesus declarou-se Filho de Deus, entrou em debate com os fariseus com respeito à hipocrisia, foi chamado de endemoninhado, curou enfermos e foi ameaçado de apedrejamento por duas vezes, mas fugiu da cidade e foi para o deserto. Depois de uns três ou quatro dias quando soube que Lázaro estava enfermo decidiu voltar para a Judéia. Nesse momento ocorre o embate acima.

 

    Ficam estabelecidas duas condutas na hora de tomar decisões: A Lógica Humana e a Direção Divina (a qual é ilógica no raciocínio natural). A Lógica humana é tratada como às 12 horas da noite e a Direção Divina como às 12 horas do dia.

 

    A lógica humana está impregnada de racionalidade, razão, coerência, etc. “Voltar para o lugar onde foi ameaçado de morte?”. Vs. 8.

 

  • Nesse mesmo raciocínio muitas pessoas conduzem suas vidas, negócios e decisões e contrariam a direção divina. Ex. Dar o dízimo não representa lógica humana… Vir ao templo estando cansado depois de um dia de trabalho também não…

 

  • Mas a lógica humana gera tropeço:

     

“Quando anda de noite, tropeça…”. Vs. 10.

 

  • Os discípulos estão na lógica humana quando dizem para não voltar para Jerusalém. Vs. 8. Note os seus argumentos e veja como eles têm razão. Por andar nessa lógica humana Judas traí, Tomé não crê, Pedro O nega e todos se afastam dele na hora da crucificação.

     

Quando crentes tropeçam tenho que decidir entre acreditar que Jesus não tem razão no que diz ou que eles andam nas doze horas da noite. Jesus diz que na direção divina não existe tropeço:

 

“Quem anda de dia não tropeça…”. Vs. 9.

 

    Apoiado em que alguém anda na direção divina? Já vimos que não são as circunstâncias, a razão das coisas e a lógica… Apenas pela Fé na Palavra de Deus.

 

“O justo viverá pela fé”.

Romanos 1.17

 

Muitos estão dispostos a “viver pela fé” para conquistarem, prosperarem, melhorarem de vida, mas Jesus corre perigo e está disposto a sofrer o dano por acreditar que a direção divina é melhor.

 

E você caminha nas doze horas da noite ou nas doze horas do dia?

 

Pr. Joel Stevanatto

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 15 de abril de 2010 em ESBOÇO DE MENSAGENS

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: