Roteiro Semana 36

SEMANA 36                                                                     Conquistando estruturas sólidas!                                                              03/09/2017

 

Caro pastor, o propósito desse material é subsidiar a pregação dominical, o formato das reuniões de grupos pequenos, a leitura bíblica e devocional diário com a mesma temática durante uma semana. Esse esboço é apenas uma sugestão que poderá ser usado na integra, parcialmente ou não usado, pois o importante é atender a temática. Que Deus lhe abençoe assim como o rebanho que lhe foi confiado!

 

“Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói”.

I Coríntios 3.10

 

“Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês”.

Oséias 10.12

 

Introdução:

Nessa semana vamos meditar sobre a necessidade de construir alicerces firmes para sobre eles depositar todas as nossas conquistas. Uma boa construção pode se deteriorar ou mesmo se perder com as intempéries e mesmo pelo desgaste natural do envelhecimento quando a base não é solida. Como estão as bases de nossa vida?

 

Desenvolvimento:

O profeta Oséias norteia valores como a matéria prima para construção de bons alicerces de vida.  Ele é o profeta que indica que a falta de conhecimento conduz a destruição, e que quando não conhecemos Deus na intimidade de um relacionamento valores se perdem (4.1,6). Então, ele incentiva à busca de conhecimento de Deus (6.3). Aprendemos nessa mensagem que um alicerce sólido da vida se forma com a base da retidão, lealdade e justiça. Ensina que buscamos a Deus quando alimentamos integridade em nossos comportamentos (retidão), virtudes em nosso caráter (lealdade) e com isso preparamos um solo para que Ele envie seu perdão e misericórdia (justiça). Existem pessoas que à semelhança dos adoradores de Baal pensam que buscar a Deus é rasgar suas vestes e seus próprios corpos com sacrifícios e atos devocionais como clamor e jejuns e se esquecem que a busca de Deus não se limita ao tempo que estamos com a Bíblia na mão lendo e estudando, nem mesmo quando estamos embrenhados numa campanha ou serviço na igreja, antes é uma atitude de tempo integral marcada por retidão e lealdade no dia a dia, nas ações de nossas vidas. Precisamos da consagração pessoal, é natural que tenhamos cerimonias e rituais, mas que essas coisas somadas com os nossos atos devocionais cumprem o propósito de alimentar a intimidade com o Senhor, mas não possuem a capacidade de ocultar pecados e vida desregrada. Busque ao Senhor ao ser honesto em seus negócios e pagando suas contas em dia, para isso não faça compras que não possa pagar, busque ao Senhor sendo fiel em seus compromissos e alianças e busque ao Senhor tratando em amor as pessoas do seu relacionamento.

 

Conclusão

Quando buscamos ao Senhor ele envia a chuva, e chuva significa produtividade, fertilidade e vida. Não é isso que estamos procurando? Queremos o Senhor porque precisamos dele e daquilo que Ele pode fazer por nós. Precisamos do seu perdão, da sua proteção e da sua provisão. Portanto, vamos conquistar bases sólidas para nossa vida através de um relacionamento íntimo com Deus de onde possamos extrair valores para o nosso caráter que se refletirá em nossos comportamentos.

 

A temática da semana visa promover a meditação e reflexão por uma semana sobre o tema proposto. Segundo as Escrituras a prosperidade e felicidade são frutos da meditação na Palavra de Deus. Pregar e falar na igreja vários assuntos num curto espaço de tempo – uma semana – gera muita informação e pouco aproveitamento. A sugestão de esboço não deve engessar o pregador, pois ele deve se prender ao tema e usar do discernimento, oração e preparo para entender qual a vontade de Deus para sua igreja. O bom pregador usa um esboço (anotações), mas não prega o esboço, mas a Palavra de Deus na liberdade dada ao Espírito Santo.

 

 

 

Autor: joelstevanatto

O melhor se define em estar com Deus, não em circunstâncias.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.