Esboço Dominical da semana 46: Podemos responder a oração de Jesus!

b290-gemes-semana46

SEMANA: 46                           ESBOÇO DOMINICAL                       DATA: 10/11/2013

JOÃO 17.

“Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra”.

João 17.6

 

INTRODUÇÃO

Sabemos da nossa dependência de Deus e ávido por socorro. Oramos a Ele na expectativa de recebermos sua resposta em forma de copiosas bênçãos. Jesus também orou! Todavia, a maior oração escrita na Bíblia e feita por Jesus não ia de encontro ao suprimento de suas necessidades, mas era em nosso favor. Não pedia pelo que normalmente pedimos, nem se voltava às preocupações com as coisas dessa vida e, diferentemente de outras orações, a resposta é construída por nós mesmos. Jesus orou para que não nos perdêssemos, antes estivéssemos juntos. Não orou pelo mundo (Vs. 09), mas orou pelos discípulos do passado (Vs. 09) e do futuro (Vs. 20).

 

DESENVOLVIMENTO

 

Pediu quanto a nossa proteção quanto ao mundo e ao mal. Vs. 11 e 15. Jesus não se ocupou em pedir proteção das dores físicas que o mundo nos impõe como, por exemplo, as preocupações quanto às estruturas para se viver nesse mundo (moradia, alimentação, plano de saúde). Jesus orou pela nossa proteção quanto ao sistema de comportamentos malignos que opera na sociedade mundial. Orou para não sermos contaminados pela onda de pecados expressos pela orgia, pelos vícios químicos, pela feitiçaria e toda forma de manipulação da fé. Para o mundo o mal é não ter um bom automóvel, mas para Jesus o mal é perder o relacionamento com o Pai.

Pediu pelo nosso bem estar expresso por uma alegria não circunstancial. Vs. 13. A alegria dele. Jesus pensou em nosso estado emocional que depende da sensação de bem estar – isso é alegria. Uma estabilidade emocional causado por serenidade e descanso quanto às preocupações sobre as coisas comuns. Quem não possui essa alegria busca subterfúgios para amenizar a angústia da insatisfação, daí pessoas se entregam a orgias, bebedices e pecados. É a busca da alegria. Jesus orou para que estivéssemos livres desse engodo que conduz à destruição.

Pediu pela nossa santidade. Vs. 14, 17 e 19. Jesus orou por aquilo que o céu considera essencial para aqueles que vivem na terra, e torna-se interessante perceber que a santidade faz parte desse contexto de coisas essenciais. Além do risco que corremos de perder a santidade por causa do sistema de pecados que há no mundo, ainda sofremos a ameaça da corrupção da santidade feita pela religiosidade expressa na aparência e destituída de integridade no coração. Jesus orou pela santidade como que dizendo: ‘livra-os do sistema do mundo e do sistema religioso caracterizado por aparências, mas destituído de sinceridade e verdade’.

Pediu pela unidade dos crentes. Vs. 21-23. Foi uma oração contra as discórdias e contendas que machucam os membros do corpo. Além dos perigos externos que a igreja enfrenta, ainda sofre ameaças na sua unidade devido aos membros que se ferem mutuamente.

CONCLUSÃO

 

Seguindo uma norma escriturística, Jesus pediu pelos crentes pensando nos não crentes. Deus abençoou Abraão para que todos na terra fossem abençoados. Jesus orou pela nossa unidade, pois ela é a maior ferramenta evangelística que a igreja possui.

“eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste” (João 17.23).

Quando respondemos a oração de Jesus estamos evangelizando!

 

 

 

 

 

 

 

Autor: joelstevanatto

O melhor se define em estar com Deus, não em circunstâncias.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.